Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Agronegócio 21/06/2021

Como Fazer Um Plano de Negócio Rural

tablet - SupergasBras

Começar uma empresa voltada para o agronegócio — assim como em qualquer outro setor —, antes de tudo, requer uma etapa de planejamento. É isso que vai fazer com que o empreendedor organize todas as informações necessárias para a construção dos objetivos e definição de questões financeiras e jurídicas. Portanto, veja como fazer um plano de negócio rural.


Etapas para criar um plano de negócio rural


O plano de negócio rural é o principal documento que vai te ajudar a definir as diretrizes da sua empresa. É recomendável, inclusive, buscar auxílio de uma consultoria para preencher dados jurídicos e financeiros, como é o caso dos seguintes detalhes:


  • desenvolvimento de áreas e cargos de trabalho;

  • forma jurídica;

  • enquadramento tributário;

  • definição do capital social.


Além disso, para saber como fazer um plano de negócio rural, é preciso definir:


Descrição do negócio


Descreva atividades que serão desenvolvidas pela empresa e apresente justificativas. Siga o guia abaixo:


  • o que será comercializado: por exemplo, vegetais orgânicos, como alface romana, alface crespa, entre outros — não seja generalista, deixe claras as categorias e tipos de plantação;

  • motivação: o proprietário tem experiência? É formado em uma área relacionada?;

  • comportamento do mercado: houve um aumento na busca de produtos como esse?;

  • projeções para o futuro: a meta da empresa é expandir para a comercialização de outros itens?;

  • opções de venda e distribuição: pretende participar de feiras locais ou fornecer para supermercados da região? Aqui, também vale mencionar algumas ações do marketing agrícola que serão implementadas.


Análise de mercado


Uma vez que você definiu as atividades, é preciso seguir para a seguinte etapa do seu plano de negócio rural: a análise de mercado.


Ela é dividida em três partes:


  • público: entender o comportamento dos seus clientes em potencial — faixa etária, geolocalização, classe social, hábitos de consumo e outros detalhes que possam ser relevantes para suas estratégias;

  • concorrência: também é preciso entender quem comercializa o mesmo tipo de produtos, como eles se posicionam, de que maneira fabricam e vendem, sua relação com os consumidores, etc;

  • fornecedores: quem são as empresas que vão te oferecer materiais necessários para a produção? Seja de equipamentos, adubo, sementes, entre outros.


Processo de produção


Como você vai produzir? Defina um fluxograma de etapas importantes para chegar ao produto final — preparação de terra, rega, colheita, etc. Também aproveite para definir quais profissionais se encarregam de cada fase.


Aqui, é importante selecionar quais equipamentos farão parte das atividades de trabalho. Você pode usar da automação agrícola, por exemplo, para agilizar alguns processos, como é o caso da torra de grãos.


Agora que já sabe como fazer um plano de negócio rural, veja como trazer mais inovação ao setor agrário.