Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Negócio 07/10/2022

Como Reduzir O Consumo De Energia Em Hotéis?

quarto_de_hotel - SupergasBras
 

Com um grande número de dependências, além de outros serviços, como piscinas e saunas, o consumo de energia em hotel tende a ser realmente alto — principalmente pelo uso simultâneo de eletricidade para suprir muitas necessidades diferentes, tanto por parte dos visitantes quanto do próprio negócio.


Esse consumo excessivo gera altos custos para a administração hoteleira. Segundo dados da Embratur (Associação Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), os gastos com energia elétrica chegam a quase 50% das despesas desses estabelecimentos. 


Esse percentual ainda pode variar dependendo de fatores como quantidade de quartos, hóspedes, salões, funcionários e serviços oferecidos — o que impacta diretamente na competitividade do negócio, além do seu valor, claro. 


Por isso, uma forma de continuar oferecendo essas regalias sem estourar o limite de gastos com eletricidade é buscar formas de gerar economia. E, embora pareça uma tarefa difícil, é totalmente possível quando aplicadas as práticas certas. 


Confira quais são elas!

5 práticas para diminuir o consumo de energia em hotéis


A administração hoteleira tem muitas preocupações e a organização financeira está, provavelmente, entre a maior delas. Por isso, é sempre importante buscar novas formas de economia, como aquelas relacionadas à diminuição do consumo de energia em hotéis. 


1. Utilize aparelhos mais econômicos


Em hotéis, onde se utilizam muitos aparelhos eletrônicos ligados e ao mesmo tempo, é muito importante prezar pela capacidade de economia desses utensílios — ou seja, que tenham um bom desempenho consumindo menos energia.


Para isso, é recomendado utilizar equipamentos modernos e com o selo Procel de Eficiência Energética, definido pela Inmetro. Ele vai de A a G, sendo a primeira opção a mais econômica.


2. Instale sensores de presença


Por mais que entre todo o consumo de energia em hotel, o das luzes acesas pareça o menos preocupante, ele pode fazer muita diferença nas despesas mensais. Por isso, pensar em maneiras de reduzir o tempo que as lâmpadas estão acionadas é uma prática certeira para diminuir esse custo.


Instalar sensores de presença é a forma mais simples de atingir essa economia, afinal, não é necessário ter certas lâmpadas acionadas durante todo o tempo, certo?


Essa é uma solução útil por este motivo, já que só será realmente acionado quando houver necessidade, evitando que alguém esqueça de apagar uma luz, por exemplo.


3. Foque em eficiência energética para o seu setor 


A eficiência energética diz respeito, basicamente, à otimização do uso de energia elétrica. Ou seja, utilizar menos eletricidade para realizar a mesma quantidade de funções e atividades. Isso é fundamental para diminuir o valor da sua conta, mas também considerando a sustentabilidade. 


Como forma de incentivar isso, hoje, existem diversos selos e certificações que reconhecem estabelecimentos energeticamente eficientes. Eles estabelecem padrões de práticas econômicas sustentáveis e dão pontuações para o negócio, que pode subir de nível conforme implementar mais ações. 


Algumas dessas certificações são a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) e o LEED (Leadership, Energy and Environmental Design), uma certificação internacional.


4. Mudar a infraestrutura


Se você já estava planejando algumas reformas no seu hotel, então considere realizar alterações que vão melhorar o aproveitamento de luz natural e temperatura natural. 


Para melhor uso da iluminação natural, opte por pintar as paredes com cores claras, colocar alguns ambientes de vidro ou aumentar a quantidade de espelhos nos corredores. 


Em relação à temperatura, entenda como é possível aproveitar a temperatura externa para resfriar ou aquecer o ambiente interno (dependendo da localização do seu negócio). Por exemplo, paredes de gesso costumam ser mais frescas, enquanto as de alvenaria são mais quentes. 


Caso o seu hotel esteja localizado em uma região majoritariamente quente, é válido investir em outro tipo de material, sem ser a madeira. 


5. Utilizar outras fontes energéticas


Muitos procedimentos e equipamentos de um hotel podem ser utilizados sem a necessidade de energia elétrica. Isso é ótimo, inclusive, neste momento em que a eletricidade está cada vez mais cara. 


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou outro reajuste recente nas contas de luz. Os valores começam a ser cobrados agora e serão válidos, inicialmente, até 2023. A maior alta foi de 64% .


Uma excelente opção de fonte energética alternativa é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que oferece mais eficiência do que a eletricidade e proporciona uma redução significativa de custo de consumo de energia em hotéis, como com o aquecimento de água e a cozinha.


Além do maior poder calorífico, em uma hipótese de falta de energia, você pode ter seus equipamentos mais importantes em pleno funcionamento, sem falar que o GLP é uma solução muito mais sustentável.


Saiba mais sobre as vantagens de usar cilindros de GLP em hotéis.